quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vai Construir? Veja Como Contratar a Mão de Obra Diretamente - Parte 2

Em um post anterior falamos á respeito de uma contratação e gerenciamento da obra diretamente por você, dono do empreendimento.

Como podemos diminuir o risco de uma contratação direta? Contratando um engenheiro para gerenciar a sua obra. Ele vai fiscalizar e controlar os pedreiros, vai gerenciar a quantidade de material necessária e tudo mais, mas ainda é você quem arca com a mão de obra.

É importante pagar o engenheiro pelo gerenciamento total da construção e não por dia, semana ou mês. Se não, ele passa a ter interesse na demora. É obvio que ele também precisa ser bem recomendado. Existem profissionais ruins em todas as áreas. Divida o pagamento por marcos. A cada parte da obra, o engenheiro recebe, assim como a mão de obra. Deixe que ele faça o contato ruim com os peões e não você. Você faz apenas os contatos que não envolvam reclamações.

Aqui você ganha um especialista para comandar a obra. Ele sabe o que precisa ser feito. O desperdício de material vai diminuir e as chances do prazo ser mantido são maiores. Assume-se uma estimativa de preço total maior do que seria se você mesmo contratasse e gerenciasse a mão de obra diretamente, mas se o desperdício for evitado, nada tiver que ser refeito e o prazo for cumprido, pode valer a pena financeiramente e emocionalmente.


Uma possibilidade semelhante é pagar uma empreenteira para fazer esse serviço e ainda cuidar também do fornecimento de material da obra. Alguns engenheiros o fazem, mas é mais raro. Como funciona?

A empresa faz três orçamentos de material e você escolhe um deles. Eles gerenciam, compram, e mandam entregar na obra. Se não gostar dos orçamentos, você mesmo pode comprar, mas por experiência própria, digo que eles conseguem mais barato. É possível ainda fazer um pacotão fechando o preço de todo o material da obra, mas você terá que entregar um projeto arquitetônico antes. Eles pegam seu projeto, calculam tudo e você paga por etapas.

Nesse último caso você sabe com antecedência o quanto irá pagar, mas vai pagar mais caro, porque existe o risco do preço subir durante a vigência do contrato e a empresa vai colocar isso no cálculo dela. Ou eles irão pedir uma entrada de 30 a 50% do valor total.

Clique aqui para ver o próximo post sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...