terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Telhados de Metal ou de Madeira?

Muito pouca gente pensa em utilizar telhados com estrutura metálica, mas a verdade é que esse tipo de telhado pode compensar e muito.

O pensamento comum é que o telhado feito de materiais de ferro ou metálico será mais caro e se for compensar, compensará a médio e longo prazo. Que compensa a médio e longo prazo, não tenha dúvida. Um telhado desses costuma durar a vida toda, o de madeira, nem tanto.

Após pesquisa com alguns empreenteiros percebemos o seguinte: Telhados em estrutura metálica podem custar o mesmo que telhados com estruturas de madeira e as vezes menos.

A madeira está sujeita a cupins e as variações de temperatura. Em Brasília por exemplo, em certas épocas dos ano é muito umido e em outras é muito seco mesmo. Sem contar que a variação de temperatura em um unico dia é muito grande durante a seca. Isso faz com que o madeiramento "trabalhe" muito e o que é um bom telhado em outros lugares, por aqui não dura muito. É muito comum vermos o madeiramento sub dimensionado e o telhado todo envergando.

Assim como a madeira, o metal precisa de tratamento, mas no caso, contra ferrugem, o que não é complexo. E também precisa ser bem dimensionado, porque ele pode vir a ceder, mas é mais difícil de acontecer.

O preço da madeira pode variar muito, dependendo da qualidade dela. Seu telhado pode custar caríssimo ou não tão caro. Madeira boa custa muito dinheiro. E ainda trás um problema ecológico. Um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado, fácil de se encontrar e que ainda pode ser reciclado. Em uma obra, a estrutura do telhado de ferro será mais barata que a estrutura do telhado de madeira. Uma viga de madeira por exemplo, exige que uma árvore grande e específica seja cortada e é preciso esperar que esta árvore cresça, com o ferro isso não acontece. Fabrica-se.

Um telhado não é feito só da estrutura. É preciso considerar a mão de obra. O carpinteiro é mais barato que o serralheiro. Normalmente, o carpinteiro que faz o telhado também é a mesma pessoa que coloca as telhas, o que não costuma ser o caso do serralheiro. Ainda existe outro problema. A maioria das pessoas que trabalham com matais não fazem telhados. Eles fazem cercas, portões e outras coisas. Então, é preciso contratar um serralheiro que entenda de telhados para tudo correr bem.

Um bom serralheiro vai custar o dobro do carpinteiro ou mais e você ainda precisará de alguém para colocar as telhas. É o valor da mão de obra que vai realmente definir qual das opções será mais cara. Eu fiz dois orçamentos. Em um deles a emprenteira me passou o mesmo preço para ambos os casos. No outro, a empreenteira me passou um valor de de 24 mil para telhado de madeira e 28 mil para o telhado de metal.

Optei pela segunda empreenteira porque a obra total ficava mais em conta, mas percebi que eles não costumam fazer telhados de ferro. A empresa terá que contratar mão de obra especializada só para fazer este serviço. Por isso o preço subiu. A primeira já possuia pessoal qualificado em seu quadro e consegue fazer um preço mais barato.

Eu optei pelo telhado de ferro pela longevidade que ele proporciona e acho que vale a pena. Nunca ví ninguém dizer que se arrependeu de utilizar telhado metálico e já conversei com bom número de pessoas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...