terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tipos de piso, vantagens e desvantagens

Estamos fazendo uma árdua pesquisa quanto aos tipos de piso, vantagens e desvantagens, para a nossa casa. Queremos gastar menos, mas ter um visual bonito e algo que se adeque ao nosso caso.

Temos bichos de estimação (cão e gatos), e animais fazem xixi, vomitam..  ou seja, tábua corrida (o tal piso flutuante) ia apodrecer em 2 meses.. será? Mas é tão prático...

Bom, ao que vimos, existem 3 tipos de piso:


Cerâmica /Porcelanato / ou pisos de pedra: 
São os chamados 'pisos frios'. A princípio são muito parecidos entre eles. O tipo de instalação, durabilidade, manutenção, manuseio... pra instalar é aquela quebradeira, mas são pisos resistentes, e de alta durabilidade. Hoje em dia, inclusive, são fabricados pisos de cerâmica e porcelanato com uma padronagem de madeira, pra deixar os ambientes mais aconchegantes! Mas, não é o piso mais fácil de se instalar. Vamos à uma avaliação rápida:

Vantagens:
Alta durabilidade e resistência. A necessidade de manutenções é quase nula.

Desvantagens:
A instalação é cara e demorada. Quebra-se todo o piso antigo, gasta-se mais com material - cimento, rejunte, etc -  pra instalar o piso frio.

Sites de Fabricantes:
http://www.pedecril.com.br
http://www.savane.com.br/
http://www.pisoforte.com.br/



Piso Flutuante
Também chamados de pisos laminados ou tábua corrida, são bonitos e aconchegantes! De fácil instalação. Podem ser colocados em cima do piso antigo, excluindo a necessidade de quebradeiras e dores de cabeça. Em algumas horas, o piso está pronto!

Vantagens:
Tornam o ambiente bonito e aconchegante, são bem decorativos. Muito apreciado nos quartos. Oferecem um conforto térmico legal. Instalação muito rápida e fácil, baseada no encaixe entre uma peça e outra. Não há a necessidade de uma reforma para instalar esse tipo de piso.


Desvantagens:
Não pode ser instalado em locais como cozinha e banheiro, pois não têm nenhuma resistência a água e umidade. Não podem ser molhados, pois apodrecem e ficam 'afofados'. Baixa durabilidade e resistência. Necessitam de manutenção casualmente.

Sites de Fabricantes:
http://www.durafloor.com.br/
http://www.eucatex.com.br



Piso Vinílico / PVC
Esse piso ainda não é muito conhecido em residências. Mas já é amplamente utilizado em shoppings, academias, escolas, quadras de esporte e ambientes públicos. Por sua alta durabilidade e resistência, são utilizados em locais onde há um alto fluxo de pessoas. É uma tecnologia antiga, usada desde o início da construção de Brasília. Não entendo porque não é muito conhecida.. hoje em dia já existem padronagens que imitam madeira. Ainda não conheço, mas vou este final de semana mesmo ver ao vivo e a cores e volto pra dizer o que achei!

Vantagens:
Pode ser instalado em módulos, por cima do piso antigo, sem a necessidade de uma reforma em si, ficando apenas 6mm mais alto que o piso antigo. Altíssima durabilidade e resistência. Fácil de limpar, não possui fendas, portanto não acumula aquelas sujeiras entre um piso e outro, como acontece com o piso de taco, por exemplo. Oferece um ótimo isolamento acústico. Por isso é amplamente utilizado em escolas e bibliotecas, pois abafa o barulho dos sapatos no piso.

Desvantagens:
Pelo que eu me lembro do piso vinílico, ele lembra um vinil mesmo. Não li desvantagens sobre ele... mas pode ser apenas uma questão decorativa. Como não é amplamente difundido ainda em residências, poucos o conhecem. Mas, como já inventaram padronagens dele que imitam tábua corrida.. quem sabe não é só uma questão de desconhecimento mesmo? Vou esse final de semana pesquisar e volto pra contar!

Sites de fabricantes:
http://www.rcpisos.com.b


Bom, espero que essas dicas sirvam em algo para alguém, porque eu ralei muito atrás delas...rs

Quem tiver outras informações para acrescentar, por favor, fique à vontade e deixe um comentário!

----------------------------
Atualizado:

Quem quer continuar lendo mais a fundo sobre os diferentes tipos de piso, achei uma matéria super bem detalhada aqui: http://casa-e-jardim.hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs/19,0,3035771,Dicas-para-decidir-o-melhor-tipo-de-piso-para-os-ambientes-da-casa.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...