terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Telhados de Metal ou de Madeira?

Muito pouca gente pensa em utilizar telhados com estrutura metálica, mas a verdade é que esse tipo de telhado pode compensar e muito.

O pensamento comum é que o telhado feito de materiais de ferro ou metálico será mais caro e se for compensar, compensará a médio e longo prazo. Que compensa a médio e longo prazo, não tenha dúvida. Um telhado desses costuma durar a vida toda, o de madeira, nem tanto.

Após pesquisa com alguns empreenteiros percebemos o seguinte: Telhados em estrutura metálica podem custar o mesmo que telhados com estruturas de madeira e as vezes menos.

A madeira está sujeita a cupins e as variações de temperatura. Em Brasília por exemplo, em certas épocas dos ano é muito umido e em outras é muito seco mesmo. Sem contar que a variação de temperatura em um unico dia é muito grande durante a seca. Isso faz com que o madeiramento "trabalhe" muito e o que é um bom telhado em outros lugares, por aqui não dura muito. É muito comum vermos o madeiramento sub dimensionado e o telhado todo envergando.

Assim como a madeira, o metal precisa de tratamento, mas no caso, contra ferrugem, o que não é complexo. E também precisa ser bem dimensionado, porque ele pode vir a ceder, mas é mais difícil de acontecer.

O preço da madeira pode variar muito, dependendo da qualidade dela. Seu telhado pode custar caríssimo ou não tão caro. Madeira boa custa muito dinheiro. E ainda trás um problema ecológico. Um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado, fácil de se encontrar e que ainda pode ser reciclado. Em uma obra, a estrutura do telhado de ferro será mais barata que a estrutura do telhado de madeira. Uma viga de madeira por exemplo, exige que uma árvore grande e específica seja cortada e é preciso esperar que esta árvore cresça, com o ferro isso não acontece. Fabrica-se.

Um telhado não é feito só da estrutura. É preciso considerar a mão de obra. O carpinteiro é mais barato que o serralheiro. Normalmente, o carpinteiro que faz o telhado também é a mesma pessoa que coloca as telhas, o que não costuma ser o caso do serralheiro. Ainda existe outro problema. A maioria das pessoas que trabalham com matais não fazem telhados. Eles fazem cercas, portões e outras coisas. Então, é preciso contratar um serralheiro que entenda de telhados para tudo correr bem.

Um bom serralheiro vai custar o dobro do carpinteiro ou mais e você ainda precisará de alguém para colocar as telhas. É o valor da mão de obra que vai realmente definir qual das opções será mais cara. Eu fiz dois orçamentos. Em um deles a emprenteira me passou o mesmo preço para ambos os casos. No outro, a empreenteira me passou um valor de de 24 mil para telhado de madeira e 28 mil para o telhado de metal.

Optei pela segunda empreenteira porque a obra total ficava mais em conta, mas percebi que eles não costumam fazer telhados de ferro. A empresa terá que contratar mão de obra especializada só para fazer este serviço. Por isso o preço subiu. A primeira já possuia pessoal qualificado em seu quadro e consegue fazer um preço mais barato.

Eu optei pelo telhado de ferro pela longevidade que ele proporciona e acho que vale a pena. Nunca ví ninguém dizer que se arrependeu de utilizar telhado metálico e já conversei com bom número de pessoas.

12 comentários:

  1. Equipor - Favor entrar em contato com o senhor Marcelo. Equipor Araraquara-SP
    tel:(16)9782-8705
    (16)3337-7078

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quanto fica em média a cobertura de ferro para cobrir 120 mts quadrado com telhas de ceramica tipo romana na cidade de borborema - sp ??

      Excluir
  2. DryConstrutec ... Empresa especializada em estruturas de chapa dobrada, ou seja, steel framing. Isto inclui desde divisórias, paredes, forros, ate estrutura de diversos tipos de telhados. Também somos representantes da Tc Shingle (telhas shingle) de primeira linha no Brasil na região de Presidente Prudente/SP.

    Eng. Rafael Cavicchioli Batista
    018 9768 8558
    018 8801 8864

    ResponderExcluir
  3. Prezado Bruno,
    Considero muito interessante sua preocupação com a longevidade dos telhados e sua comparação entre metálico e madeira é muito pertinente, pois atualmente existe uma clara concorrência entre esses, dando mais opções aos usuários. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos do seu texto em que discordo.
    1) Longevidade: não é o telhado de madeira que não tem longevidade, mas sim a forma com que é construído. Já fiz avaliação de telhados de madeira com mais de 100 anos. Atualmente existe muito conhecimento relacionado ao tratamento e à preservação da madeira, além de detalhes de projeto, que garantem essa longevidade.
    2) problemas como deformações e altas temperaturas. As variações dimensionais da madeira são muito mais relacionadas à variação de umidade do que à temperatura, ao contrário do metal, que tem variação dimensional com a variação de temperatura. O que você talvez observe em Brasília, com grandes deformações, na verdade é a falta de projeto, pois raramente o cliente quer pagar o projeto estrutural do telhado, deixando por conta do carpinteiro. O "preço" que acaba pagando é esse, um telhado mal feito.
    Com relação à reposição de uma viga de madeira, que precisa de uma árvore inteira, primeiro ressalto que se utiliza carvão (madiera, árvores) para a produção de aço, e também jazidas não renováveis de minério de ferro. Já a madeira, basta plantar e deixar a luz do sol e a naureza agir. Você terá novamente a madeira depois de alguns anos. Além disso, não é necessário utilizar madeira da amazônia, existem muitas técnicas de telhados industrializados utilizando madeira de reflorestamento, plantadas e tratadas, com garantias de durabilidade de 30 anos.
    Para finalizar, se quiser conhecer, projetamos dois grandes empreendimentos que estão em execução em Brasília, O Jardins Mangueiral, da Bairro Novo e o Valparaíso, da ROSSI. Totalizando mais de 300.000m2 de telhados residenciais em madeira.
    Se quiser saber mais, visite nosso site: www.stamade.com.br
    Qualquer outra dúvida, estou à disposição.
    Atenciosamente,
    Guilherme Corrêa Stamato

    ResponderExcluir
  4. queria saber se os pilares podem ser fixado com parabout em uma laje para uma cobertura de ferro a laje nao tem ferragem para ser soldada (É em predio)obrigado pela atençao."paulo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vou te dizer que não sei. Eu apenas fiz pesquisas e escolhei meu telhado, mas no meu caso, o telhado foi soldado na ferragem da laje.

      Excluir
  5. ja estalei e ficou bem firme.valeu a intençao...
    trabalho com aço inox,se algum dia vc precisar estamos ai... valeu,paulo 98869297.

    ResponderExcluir
  6. Funciona na beira mar? E a maresia? Não vai estragar as peças?

    ResponderExcluir
  7. Como aplicar esse material com um beiral de 80cm??

    ResponderExcluir
  8. Estrutura para telhado em aço galvanizado, contato Sérgio (19) 99738-0485, e-mail: s-vendas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Alguém de BH constrói telhado still frame com telhas shingle? Gostaria de um orçamento. Aproximadamente 100m2. Obrigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...