sábado, 27 de agosto de 2011

Chegou no Brasil: método rápido, econômico e resistente de construção

Pessoal,
primeiro quero reforçar que o Modo Construção é um blog unicamente de experiências pessoais, imparcial, que não tem compromisso com nenhuma empresa, marca ou produto. Estamos aqui pra trocar informações transparentes sobre tudo o que envolve a construção de uma casa.

Dito isso, quero falar pra vocês de um método construtivo que tenho pesquisado nos últimos 6 meses. Um dia, um amigo veio nos contar de uma construtora chamada Casas e Obras, que estava deixando vários clientes satisfeitos com um método construtivo inteligente, trazido da Europa, que levantava uma casa em 90 dias úteis (construção rápida). É claro que desconfiamos, quando a esmola é grande, o santo sempre desconfia.. mas a indicação veio de um amigo sem qualquer ligação com o ramo. Então, resolvemos pesquisar.

Esse método construtivo, de trazer as paredes prontas, sem ter que fabricar tudo 'in loco' já é muito usado fora do país, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Lá já existem técnicas muito avançadas de construção, que otimizam o tempo da obra, sem perder em qualidade. As opções são tantas, que tem construtora que já leva a casa toda pronta pro terreno.. o que eu já considero um exagero! Mas, okey, se existem tantas técnicas e alternativas lá fora, porque ninguém ainda tinha trazido esse conceito pra cá? (veja bem, tô falando de casarões, não de casas pequenas pré-moldadas.. como as casas pupolares..)

Casa de concreto por fora, foto retirada do site Casas e Obras

Casa de concreto por dentro, muito boa aparência.


Acabamos descobrindo que muitas casas no nosso condomínio, inclusive casarões, haviam usado essa mesma construtora. E as casas estavam em um ótimo estado e aparência. Resolvemos conversar com 2 vizinhos à respeito, entramos nas casas, e gostamos muito do que vimos.

A construtora fabrica blocos inteiros de concreto em um galpão, e já trás as paredes prontas.

É preciso frisar bem que não se trata  das casas pré moldadas de concreto, como as da Santa Inés, que faz muitas casas populares, por exemplo. O método é bem diferente, assim como toda a estrutura construtiva.

Enquanto as casas pré-moldadas de concreto possuem paredes de 8cm de grossura, e não fazem baldrame, esse método construtivo fabrica paredes de 15cm de grossura, com vigas de concreto em todas as placas (ou seja, ultra-resistente, com um ultra-isolante térmico), lajes, pé direito alto (2,80m) e trabalha bem a fundação. Nas duas casas que entramos, o isolamento térmico era ótimo, e os moradores relataram que a casa realmente não esquenta no verão. Maravilha!

Eles entregam a casa semi-acabada, faltando apenas o piso, pintura, etc, em 90 dias úteis. Fazem a instalação elétrica, hidráulica, e até colocam as portas e janelas, se você comprá-las durante o processo. Esse plano com eles sai em torno de 600 reais o metro quadrado - um ótimo preço por uma construção rápida, resistente, e sem tanta dor de cabeça.

Eles possuem vários planos de construção. E oferecem, inclusive, o acabamento. Mas, resolvemos fazer o acabamento por partes e com calma, após a construção.

Já fomos na construtora, vimos os materiais de perto, tiramos todas as nossas dúvidas. E, de tudo que já vimos e pesquisamos até hoje, nos pareceu, sem dúvida, a melhor opção. Levamos até alguns engenheiros nas casas construídas, e eles ficaram bem surpresos.

Quem estiver pesquisando também sobre o assunto, fica a dica.

A construtora Casas e Obras atende todo o DF.
Segue o site deles: http://www.casaseobras.com.br/

E aí, alguém aqui já construiu uma casa com eles?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...