sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tijolos Modulares ou Solo-cimento ou Ecológicos

Depois de assistir um vídeo no You Tube a respeito dos tijolos ecológicos da Ekobuild, resolvi pesquisar um pouco sobre estes tijolos, principalmente em Brasília, mas não encontrei ninguém vendendo por aqui. Como sempre, em São Paulo não falta. Se alguém aí vende, ou sabe como utilizá-lo, por favor, deixe um recado aqui, mas vamos ao que eu aprendi sobre esses tijolos.

Um dos vídeos mostra um fornecedor no Tocantis, para quem é de lá. Porque aqui no DF é tão difícil achar essas soluções? Difícil de explicar.

Aqui está o vídeo explicativo de uma empresa de campinas.


Pelo que entendi, esses tijolos são um pouco mais caros que os tijolos padrões (baianos), mas são mais resistentes e realmente consomem menos cimento durante a obra, porque não é preciso usar cimento para nivelar as fieiras, apenas para garantir a junta dos tijolos.

Os tijolos se encaixam perfeitamente e existe o meio-tijolo, o que evita que você precise quebrar alguma coisa. No máximo, precisará furá-lo para colocar tomadas. Eles possuem furos verticais, o que também elimina a necessidade de quebrá-los depois para passagem de encanamento.

Para fazer colunas na casa, você também não precisa de madeira, basta colocar o cimento e o vergalhão nestes buracos, mas isso precisa ser planejado antes. Se você lembrar de fazer a coluna depois, terá problemas.

Por último, o acabamento não precisa ser feito com reboco e pintura. Você pode passar um revestimento acrílico que já fica lindo. Isso economiza bastante também, mas se você quiser, pode tratar como uma parede normal.

Você precisa tomar um certo cuidado e planejar o encanamento direito, antes de subir a parede toda. Fazer depois pode dificultar as coisas. Eu sei que existem tijolos canaletas, que deve ser para passagem de canos e outras coisas na horizontal, mas não estou certo disso. É preciso pesquisar mais.

Este vídeo, de um vendedor do Tocantis explica mais alguns detalhes. Vou continuar minha pesquisa, se descobrir mais, posto aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...