sábado, 12 de setembro de 2015

Reaproveitando a Maioria do Lixo na Horta.

Aqui em casa comemos muitos vegetais em geral e notamos que a maioria do nosso lixo era composto por cascas de frutas, restos de legumes e hortaliças. Tendo o terreno, começamos a transformar nosso lixo em adubo através da compostagem. Temos uma composteira caseira no apartamento, para gerar húmus de minhoca e chorume líquido, mas isso é papo para outro post.

O que fazemos é guardar todo o resto de comida vegetal em potes de sorvete dentro da geladeira e depois, uma vez por semana, levamos tudo para a horta que montamos.


Pegamos umas madeiras velhas que estavam disponíveis por lá, restos de construções, e montamos um quadrilátero. Jogamos um monte de terra dentro, misturamos com esterco de galinha, húmus de minhoca e calcário. No meio fizemos um espaço para a compostagem, onde colocamos os restos de comida toda semana e por cima, um monte de mato.


Uns meses depois, já com muitas plantas, dá para ver o detalhe da adubação no meio da horta. Alocamos apenas duas madeiras em paralelo e pregadas na borda formando como se fosse um retângulo, mas com fundo aberto.

A horta possui um leve declive, que não pode ser visto na imagem e de tempos em tempos, jogamos um pouco de água no buraco da compostagem para ajudar a espalhar os nutrientes por baixo da terra. O declive ajuda a água a descer até o final. Sempre que temos material orgânico para colocar, levantamos o mato e jogamos o lixo por baixo dele. Depois pisamos em cima de tudo para compactar bem. O material é consumido em pouco tempo.

Assim deixamos de jogar muitos e muitos sacos de lixo fora, usamos tudo como adubo e a partir de hoje, nossa horta começou a nos agraciar com comida totalmente orgânica. Depois de 4 meses de preparo conseguimos colher quiabos, alface, coentro e rúcula. Em breve teremos tomates de vários tipos e umas coisas mais.


Essa foi a nossa primeira colheita. Enquanto a grana para construir a casa não chega, vamos tirando proveito do terreno da melhor forma possível. Estamos aprendendo bastante e daqui a pouco teremos uma produção mais constante.


Eu não recomendo esse formato de horta, fica ruim para chegar ao meio. Fizemos um quadrado de mais de dois metros de lado. O ideal seria um retângulo de um metro de largura e com caixas de compostagem a cada metro no comprimento.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...