sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como NÃO instalar sua telha ecológica Onduline

Uma engenheira experiente, amiga de velhos tempos, me deu um conselho para toda a vida: as partes da casa que você não pode economizar são: o telhado e as esquadrias. Mas o telhado é pior... se for mal feito, é capaz de estragar a casa inteira! Vazamentos que estragam tudo dentro de casa, infiltrações... desmancha parede, pintura.. TUDO.

Vimos essa casa aqui pelo condomínio, e reconhecemos a telha da Onduline. Independentemente do produto ser bom ou não, os erros de instalação comprometem toda a proposta.

Reparem nesse telhado:


Não precisa ser especialista pra entender que há algo muito errado nesse telhado - o madeiramento, a base do telhado, está torta! Essa coluna de apoio, colocada na altura errada, acabou empenando toda a estrutura... e cadê o resto do apoio dessa varanda?

Não sabemos ainda o quanto a telha Onduline é realmente boa, mas não podemos associar esta estrutura à má qualidade da telha. Até a telha Shingle, uma das mais caras do mercado quando somado preço + instalação, faria um péssimo telhado se a instalação e a estrutura fossem mal feitas. Aliás, achamos um telhado feito com a Shingle que ficou bem ruim também. A pessoa gasta com um produto caro e economiza na instalação, é o famoso barato que vai sair muito caro. Em breve posto as fotos do telhado feito com a Shingle.

Moral da história: não basta focar apenas no material usado, a mão de obra é essencial pra um serviço bem feito, e um telhado para durar anos.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com suas observações, o grande problema nas construções é a mão de obra que não nenhuma qualificação profissional, pena que nós quando confiamos a construção e/ou reforma a um dito construtor não pedimos a ele referências mas sim confiamos na palavra dele. Sou arquiteta e já tive inúmeros problemas com a mão de obra, hoje fico na prancheta e desenvolvo projetos juntamente com outros arquitetos, pois cansei da construção por falta de profissionais de qualidade.
    Arq. Adele Pedotte - Canoas RS

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...