terça-feira, 2 de março de 2010

As Magníficas Telhas Asfálticas Shingle

E a pesquisa por telhas continua, depois das telhas ecológicas da Onduline, que tem um preço super em conta, encontrei as telhas da Shingle e achei simplesmente fantásticas. São mais leves que as tradicionais, mas não tão leves quanto as da Onbuline. Possuem vários modelos lindíssimo e devem ser bem resistentes.

Até onde eu vi, elas parecem ser de origem canadense. No Canadá
as temperaturas variam de -40º a +40º em um mesmo ano, dependendo da região, o que significa que essa telha aguenta boa variação de temperatura. Elas são chamadas de telhas alsfálticas. Deve ter alguma relação com alsfalto.

Elas não parecem ser a opção mais barata do mercado. Achei no Mercado Livre a 45 reais o metro quadrado, mas já vi gente especializada dizendo que encontra a 35 o metro. Vou pesquisar melhor. Como elas são leves, em teoria, economizam no madeiramento, mas precisam de uma superfície plana para serem instaladas. Um compensado naval é recomendado, ou um tal de OSB de 12 mm (não sei o que é).

O fato é que NÃO é qualquer idiota que vai colocar uma telha dessas na sua casa. E o custo de mão de obra especializada é alto. Já vi gente cobrando de 25 a 60 reais o metro da instalação. Ou seja, joga o preço lá para cima. Aqui no DF, uma instalação qualquer custa 15 reais o metro quadrado do telhado. Vou ver quanto custa a instalação dessas telhas.

Pesquisando um pouco mais enquanto escrevo o post, achei um anúncio em Brasília que cobra 30 reais o metro quadrado da telha, mas a mesma telha com a instalação completa em uma obra nova, incluindo a base para a telha sai a 120 reais o metro quadrado. Ou seja, 100 metros quadrados sairiam a 12 mil. Unnnn, tá caro. Mesmo porque, não parece incluir o madeiramento.

Como as telhas Shingle precisam de uma base plana para a instalação, você acha um anúncio em que o cara cobra 30 reais de mão de obra para colocar a telha. Ai ele mete a mão na hora de fazer a base, ou na hora de colocar a impermeabilização. Acho que isso explica a diferença de preços entre os anúncios.

A impermeabilização depende do tamanho do telhado e da inclinação, na maioria dos casos, não é necessário, mas as vezes precisa ser feito.

Pelo que pesquisei, elas tem de 10 a 20 anos de garantia, dependendo de alguns fatores (talvez a certificação de quem instalou), o que é muito bom mesmo. A instalação dispensa cumeeiras, ou calhas para juntar dois telhados (águas) porque o material é bem flexível e pode ser cortado fácilmente com estilete. Essas telhas não quebram, porque são flexíveis, então você só compra o que vai precisar realmente. Parece que não desbotam porque são pintadas da mesma forma que as cerâmicas. Também não ficam cheias de sujeiras como as telhas normais.


Dê uma olhada neste link aqui para entender algumas coisas a mais sobre as telhas Shingle

Como vocês podem ver nas fotos, os modelos também são variádos e o acabamento parece ótimo. No site da Shingle existem diversos modelos e fotos para os mais diversos gostos. Eu coloquei aqui algumas fotos de modelos que me agradam mais (não olhei todos, são muitos).

Então, se dinheiro não fosse problema, eu faria a opção por essas telhas. Porque são lindas, são resistentes, não são tão pesadas, a manutenção parece simples ou inexistente e da um outro aspecto ao imóvel.

Amanhã vou ligar para mais algumas lojas especializadas do DF para saber mais sobre preço. Se for diferente do que eu vi até agora, atualizo aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...