quinta-feira, 23 de abril de 2015

Germinando as Primeira Sementes

Começamos a germinar em casa as primeiras sementes para depois levarmos ao terreno. Estamos publicando aqui apenas algumas delas. Fazê-las crescer em terra costuma demorar bastante, então, após uma pesquisa, descobrimos que elas germinam muito mais rápido na água. Testamos e funciona mesmo.


Essa é uma semente de Pau Ferro, árvore grande e bonita, que pretendemos plantar no fundo, bem longe da casa. Colhemos algumas vagens em baixo de um exemplar grande, coisa fácil, já que em Brasília existem muitos pela cidade. Quebramos para tirar as sementes de dentro e raspamos as pontas delas, por causa da dureza da casca. Assim germina mais rápido. Colocamos em um copo d'água transparente, que é trocada todos os dias. O procedimento de submersão funciona para a maioria das plantas, praticamente todas. Além desta, deu certo com gergelim, com tomate, goiaba, mamão e outras mais.


Acima, o gergelim já nascido. Pegamos os grãos de mercado mesmo e bastaram dois dias no pote com líquido para germinar. Uma parte deles já foi para a horta. Pela pesquisa que fizemos, as formigas o adoram e assim levam um fungo mortal ao formigueiro. Ou seja, serve como controle natural de pragas.


O processo com o abacate é um pouco diferente. Ele não pode ficar inteiramente em baixo d'água, para não dar fungo. Então fizemos apoios com palitos, que não deixam que ela afunde e colocamos água da metade da semente para baixo. Depois de mais ou menos vinte dias a raiz nasce em direção a água. Veja só.


Por fim, quase um mês mais tarde, as folhas do primeiro abacate começam a crescer. Vamos ver se vai dar certo mesmo. Um dia teremos muitos para comer em nosso pomar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...