quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quando Fazer Amarração de Telhas?

Quando você vai construir sua casa, uma das coisas mais importantes é o telhado. Um telhado ruim arruína tudo. Faça besteira nessa parte e você terá problemas para o resto da vida. Ou terá que construir outro. E essa parte da obra custa bem caro.

Já falamos aqui no blog sobre a utilização de metal no lugar do madeiramento e agora vamos falar de algo importante, que é a amarração de telhas. A amarração serve para impedir que as telhas deslizem e para evitar que elas voem. Em uma casa padrão, com inclinação de telhado de + ou - 30%, a norma técnica não prevê amarração e é aí que mora o perigo. O seu empreenteiro vai dizer que não precisa amarrar nenhuma telha. Veja a tabela da norma técnica:


 Na prática, o que acontece é que um dia vem um vento mais forte e levanta suas telhas no meio de uma tempestade. Para impedir que isso aconteça é bom amarrar, ao menos as telhas do beiral (parte do telhado que fica além dos limites da casa) em pelo menos uma a cada quatro. Quando sua casa tem beiral de lage ou de madeira, isso não é tão necessário, porque o vento não consegue entrar por baixo das telhas e levantá-las. O beiral impede que isso aconteça, mas quando as telhas ficam expostas, ou seja, você consegue vê-las olhando de baixo, o vento ganha superfície de contato e a chance de deslocamento aumenta.



Aqui em Brasília por exemplo, já ví casas novas, que foram construídas durante a seca, perderem muitas telhas do beiral logo nas primeiras chuvas, que costumam ser muito fortes. Depois que as telhas do beiral se soltaram, o resto parou de voar. Você pode pensar que isso não é problema, mas ao perder essas telhas, a água já consegue passar por pequenos espaços e você acabará tendo infiltrações nas paredes e lages. Quando uma telha se move, movendo também a que está do lado e assim vai.

Amarração de telhas custa muito pouco e é algo que vale a pena ser feito, mesmo que a norma técnica não exija.

2 comentários:

  1. Gostei das explicações mas para cada região do país pode-se adaptar algumas coisas...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...