sábado, 23 de outubro de 2010

Tijolos ecológicos em Brasília (Solo Cimento)

Já falamos aqui no blog sobre os Tijolos Ecológicos, e começamos a pesquisar e a procurar fornecedores aqui em Brasília. Achamos algumas construções (tiramos fotos!) e conseguimos a indicação de algumas pessoas que fabricam esses tijolos. Outros compraram a máquina e fazem no local da obra.

Em Goiânia eu achei a João de Barro Consultoria, que parece vender estes tijolos. Ao que tudo indica,  parece que gasta-se 42 tijolos por metro quadrado de construção. E menos cimento que uma obra normal. Talvez compense.

No fim do post vamos fazer uma lista, que iremos atualizar sempre que necessário, de fornecedores desse tipo de tijolo, ou das máquinas de produção. Portanto, se quiserem deixar indicações, fiquem à vontade! A idéia é trocar informações.

Essa casa abaixo está sendo construída no condomínio Solar da Serra, aparentemente, pelo próprio proprietário e ele mesmo está fabricando os tijolos.  No local da construção não há sujeira de obra, e a casa está cada dia mais levantada. A estrutura e o procedimento parecem simples:

Construção vista de longe

Reparem nas colunas da imagem abaixo. Usam sempre dois tijolos e os vergalhões passam por dentro dos tijolos, não precisa de madeira para fazer as colunas.


Na próxima foto, dá para ver o que será o registro de água ou algo assim. Talvez a válvula de abertua do chuveiro. Vejam como fica legal. Mais em baixo, uma caixa para passagem de fios ou algo assim.


Aos poucos, o proprietário volta para construir mais. Assim que me mudar para o condomínio vou ver se consigo conversar com ele a respeito da facilidade de construção e tudo mais.




Na foto de cima, usei minha mão como referência para que vocês pudessem ver o tamanho do tijolo. E abaixo está a máquina, que parece bem simples de operar. Eu sei que existe uma versão menos manual dessa máquina, mas a manual já resolve tudo. Com duas pessoas a operação fica bem mais rápida (foi o que eu lí por aí). Se não me engano, essa máquina custa 5 mil reais.


Abaixo, um vídeo mostrando a operação da máquina




Indicações sobre máquinas e tijolos de solo cimento em Brasília.
  • João de Barro Eco-produtos: vende o milheiro do tijolo de solocimento a 520 reais (setembro 2010) com entrega em Brasília incluída no preço. trabalho com tijolos ecologicos de solo cimento em brasilia a + de 4 anos e fabrico em uma prensa hidráulica, com ótima resitencia e perfeito acabamento. Telefone: 61-8177-7260

26 comentários:

  1. Olá Bruna, sou Tiago. Fiz minha casa com tijolo ecológico já faz 7 anos. Tenho algumas dicas importantes para usuários desses tijolos que normalmente não se escuta de fabricantes. Na ocasião compramos a máquina da C prata. Fizemos todos os tijolos aqui no terreno mesmo.
    Bem , dicas importantíssimas:
    1) Como todo tijolo prensado que e não passa pela queima o tijolo ecológico é MUITO suscetível a água e umidade. Portanto gaste o que for necessário para proteger baldrames (manta asfáltica, pixe, etc), ensacar sapatas, utilizar aditivos impermeabilizantes na massa, etc. Se o terreno apresentar muita água natural não economize em um bom sistema de drenagem. Utilize sistemas de calhas no telhado ou no chão para evitar respingos constantes da chuva na parede. A sim, utilize uma resina acrílica nas fachadas tenho usado a Hydronotrh é a base dágua, bom preço e deverá renovar a cada 4 anos no máximo. Se não tomar esses cuidados o tijolo em dois anos começa a “pipocar todo”, descascar, desmanchar facilmente com um simples passar de uma vassoura.
    2) Outro ponto importante: não deixe de instalar caixas de luz tradicionais nos pontos de interruptores e tomadas. Em nossa obra seguimos a risca a cartilha dos fabricantes de prensas e não colocamos estas caixas. Resultado: não há fixação perfeita dos parafusos direto nos tijolos e as tomadas vão soltando junto com pedaços dos tijolos ao longo do tempo.
    3) Rejunte a parede assim que ela estiver toda de pé antes de colocar a laje. O rejunte auxilia a manutenção dos tijolos no lugar. Tivemos problemas de paredes que entortaram ao longo do tempo pois demoramos dois anos para realizar o rejunte. E nossa casa tem dois andares e mezanino.

    Por enquanto me lembro dessas dicas. Hoje estamos em reforma e construção aqui em casa. Gostamos muito dos tijolos, mas poderíamos ter tido uma melhor orientação na época que construímos para evitarmos as atuais dores de cabeça relacionadas aos problemas acima.

    Bem é isso. Blog legal! Aqui em casa até o periquito está em modo construção...hehehe

    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal suas dicas! Por se tratar de um assunto relativamente novo, existe pouco material sobre isso disponível na internet, sobretudo críticas. Gostaria de entrar em contato com você, pois estou construindo e preciso saber mais dicas, se possível. Meu email é raf.moura@hotmail.com. Se puder entrar em contato, agradeço imensamente desde já! Abraço.

      Excluir
    2. Boas dicas! Nos falta muita informação sobre problemas, para falar bem tem vários links, falando das desvantagens, poucos.

      Alguém sabe como identificar uma parede que tenha ou não o tal rejunte? Como saber se a parede foi rejuntada?

      Excluir
  2. Olá a todos os leitores do Modo Construção !

    Meu nome é Fernando, sou arquiteto envolvido com construções ecológicas e sustentáveis no interior do estado de São Paulo, onde essa técnica construtica ainda é uma novidade.
    Tenho realizado um diário de construção da primeira residência edificada com tijolos ecológicos, em uma cidade que fica a 230km da capital paulista, a cidade de Casa Branca. Esse diário encontra-se no blog: www.arquitetura2050.blogspot.com
    Convido vocês a fazerem uma visita ao blog e opinarem ou compartilharem suas experiências com esse "modo de construção".
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando, acho a idéia de construir com tijolo solo-cimento muito interessante. Tenho dúvidas sobre: 1.em uma casa terrea, a colocação de armário de cozinha parafusados em uma parede de tijolo aparente é seguro? 2. O chubamento dentro da parede de uma bancada de mármore é possível quebrar o tijolo sem danificar os encaixes dos demais tijolos? 3. É possível fechar uma porta e abrir em outro local com esse tipo de tijolo? agradeço as opiniões sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Tiago, estou pensando em construir uma casa com tijolo ecológico e vi seu post ... Gostaria de saber se quando você produziu o tijolo, se pensou em misturar algum componente para torná-lo menos poroso ou sujeito à umidade e se vc acha que isso é possível.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E possivel, nos temos o produto especial para misturar na massa de cimento com terra, o tijolo fica super duro e totalmente resistente a umidade. Podemos vender este produto . (61) 85898114, ou (61) 96118367,

      Excluir
  5. Na verdade, nao fomos nos quem construiu, apenas vimos a casa construido. Agora está mais avançada a construção.

    mas eu sei que existe uma forma correta de produzir o tijolo

    ResponderExcluir
  6. Eu recomendo este site para esclarecer tudo :

    http://ecomac.hpage.com

    ResponderExcluir
  7. lugarciaarquiteto@gmail.com3 de agosto de 2011 às 07:37

    A Eco Garcia é uma Empresa engajada na sustentabilidade no DF, Produzimos
    o tijolo ecológico modular 25x12.5x6.5, temos uma linha de produção em alta escala(prensa automática)com 8 ton de compressão e atendemos do pequeno construtor ao grande empreendedor, galpão fica na Estrutural-DF-frente para via Estrutural tel 61-8499-4775 8234-0648
    3354-3178, importante saber que um bom Projeto e um sistema construtivo viável como este, teremos uma solução excelente com o resultado que vai realizar seu sonho.

    ResponderExcluir
  8. Saludos para todos, estou em Brasilia, DF, somos produtores de tijolos ecologicos , trabajamos com maquina oeohidraulica com prensa de 6 toneladas , isto consegue que os tijolos fiquem muito fortes e sobrepasse o minimo da norma tecnica da ABNT qu e 2 MPA , e tambem podemos a pedido produzir tijolos ainda mais fortes e mais resistentes a umidade que o pedido pela norma tecnica somente sobre encomenda, Istoe que quando se produzem tijolos com prensa manual eles são muito diferentes a os tijolos producidos em prensa oleohidraulica , Nossos tijolos tem esquadro perfeito, e enteiros , nossa medida e 30 x 15 x 7, de esta forma e colocação e mais rapida e a parede fica aind amais forte.
    A maioria tem comprado tijolos producidos em máquinas manuais ou em máquinas que tem pouca pressão a ainda saõ hidraulicas, nossas máquinas são completamente diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Fernando. Pretendo construir um muro de 100 metros com esse tijolo de 30x15x7,5 qual o seu fone ou e-mail para contato ?

      Excluir
    3. Nossos telefones (61)85898114- 96118367, telhaconcreto@hotmail.com , telhaconcreto@yahoo.com.br, temos equipe para instalr os tijolos ecologicos, fazemos muros, cercas, casas,etc. nossos tejolos podem ter dureza superior ao normal , nos chamamos de tijolos superduros , eels tem um preço adicional, nossa formula e diferente.

      Excluir
    4. Nossos telefones (61)85898114- 96118367, telhaconcreto@hotmail.com , telhaconcreto@yahoo.com.br, temos equipe para instalr os tijolos ecologicos, fazemos muros, cercas, casas,etc. nossos tejolos podem ter dureza superior ao normal , nos chamamos de tijolos superduros , eels tem um preço adicional, nossa formula e diferente.

      Excluir
  9. Fernando, você poderia me dar seus dados, pois gostaria de entrar em contato. Agradeço,

    Yuri Bessa

    ResponderExcluir
  10. Oi Gente!
    Estou terminando de construir minha casa em tijolo ecológico em Brasília e tive muita dificuldade em conseguir mão de obra qualificada por aqui. Muita gente diz que sabe fazer, mas a construção não é tão simples quanto parece e dizem ser, exige uma certa experiência. Porém felizmente encontramos um mestre de obras excelente e que eu super recomendo seu nome é João Carlos Vieira, não vou colocar o telefone dele aqui porque não pedi permissão pra isso, mas quem quiser mais informações é só me escrever meu e-mail é aline.ecologia@gmail.com. É isso gente espero ter ajudado quem como eu está desesperado atrás de mão de obra qualificada. Abraço, Aline

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline, seu comentário foi de suma importância, realmente estava de mãos atadas em relação à mão-de-obra, mandarei meu e-mail. Atenciosamente, Rose Soares.

    ResponderExcluir
  12. Moro em Brasília e queria muuuuito uma parede de tijolinho rústico, mas na urgência, pois minha reforma já está em andamento optei por um revestimento da Portobello, chamado pietra bianco por R$ 1.327,00 12m2 sem a mão de obra, que é super simples e barata.
    http://www.portobello.com.br/pietre-e-mattoni-985
    Me diga, por favor, o que vc achou dessa alternativa?? É meio brega? Rs! É caro em relação ao tijolinho?

    Maíra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Maria, a Leroy, Cinfel e outras empresas possuem revestimentos em formato de tijolinho, alguns são bem baratos, mas precisa ver se vai ter da cor que você quer e da qualidade que está procurando, mas eles existem.

      Eu tiraria um dia para visitar essas lojas.

      Excluir
  13. Boa tarde! Estamos à disposição para os que procuram tijolos ecológicos em Minas Gerais

    (31) 3541-4037
    www.ecobauen.com.br
    www.tijolosecologicos.com.br

    ResponderExcluir
  14. olá amigos meu nome é Wagner, acabamos de montar uma fabrica de tijolos ecológicos aqui em brasília. tenho tijolos feitos com prensa manual e prensa hidráulica e me coloca a disposição de qualquer um para dar esclarecimentos sobre construção ecológica.
    fazemos também a casa com mão de obra especializada neste meio construtivo. A obra é rápida, barata,mas o processo requer muita atenção na construção. meu Email é wagneralvessax@gmail.com
    meu site está sendo concluído e logo logo eu postarei.
    abraços para todos e feliz 2013

    ResponderExcluir
  15. olá amigos meu nome é Wagner, acabamos de montar uma fabrica de tijolos ecológicos aqui em brasília. tenho tijolos feitos com prensa manual e prensa hidráulica e me coloca a disposição de qualquer um para dar esclarecimentos sobre construção ecológica.
    fazemos também a casa com mão de obra especializada neste meio construtivo. A obra é rápida, barata,mas o processo requer muita atenção na construção. meu Email é wagneralvessax@gmail.com
    meu site está sendo concluído e logo logo eu postarei.
    abraços para todos e feliz 2013

    ResponderExcluir
  16. ótimas dicas, vou usar na hora de ir na loja onde comprar material eletrico barato sp, muito bom esse post, recomendo a leitura, muito boa

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,
    Procuro mão de obra qualificada em tijolos ecológicos, construção. em BRASILIA.
    Também procuro um curso.
    Rogerio (61) 98120-0272

    ResponderExcluir
  18. Procuro construtora do projeto às chaves com esse tipo de tijolo ecológico. 61 984853941

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...