domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tijolos de Solo Cimento, opinião do internauta em Modo Construção!

Nossos posts sobre os tijolos de solo cimento renderam dúvidas, dicas e ótimas colaborações de outros usuários. As colaborações foram tão interessantes que resolvemos fazer um post colaborativo só com as dicas vindas de outros internautas em modo construção!

O Tiago, que também é daqui de Brasília,  nos escreveu com dicas importantes sobre a experiência dele com os tijolos ecológicos. Então, se você gostaria de conversar com alguém que já usou desses tijolos, esse post é pra você! Ele tem uma casa com esses tijolos há 7 anos, e disse que poderia ter evitado alguns problemas se tivessem passado essas dicas pra ele antes:

"Fiz minha casa com tijolo ecológico já faz 7 anos. Tenho algumas dicas importantes para usuários desses tijolos que normalmente não se escuta de fabricantes. Na ocasião compramos a máquina da C prata. Fizemos todos os tijolos aqui no terreno mesmo.

Bem , dicas importantíssimas:

1) Como todo tijolo prensado que e não passa pela queima o tijolo ecológico é MUITO suscetível a água e umidade. Portanto gaste o que for necessário para proteger baldrames (manta asfáltica, pixe, etc), ensacar sapatas, utilizar aditivos impermeabilizantes na massa, etc. Se o terreno apresentar muita água natural não economize em um bom sistema de drenagem. Utilize sistemas de calhas no telhado ou no chão para evitar respingos constantes da chuva na parede. A sim, utilize uma resina acrílica nas fachadas tenho usado a Hydronotrh é a base dágua, bom preço e deverá renovar a cada 4 anos no máximo. Se não tomar esses cuidados o tijolo em dois anos começa a “pipocar todo”, descascar, desmanchar facilmente com um simples passar de uma vassoura.

2) Outro ponto importante: não deixe de instalar caixas de luz tradicionais nos pontos de interruptores e tomadas. Em nossa obra seguimos a risca a cartilha dos fabricantes de prensas e não colocamos estas caixas. Resultado: não há fixação perfeita dos parafusos direto nos tijolos e as tomadas vão soltando junto com pedaços dos tijolos ao longo do tempo.

3) Rejunte a parede assim que ela estiver toda de pé antes de colocar a laje. O rejunte auxilia a manutenção dos tijolos no lugar. Tivemos problemas de paredes que entortaram ao longo do tempo pois demoramos dois anos para realizar o rejunte. E nossa casa tem dois andares e mezanino.


-------------------------------------------------------------------------------


Gente, o Modo Construção é feito por nós e por vocês. Afinal, é sempre bom saber do problema antes de passar por ele. Portanto, experiências pessoais e todo o tipo de informação é importante, colaborem!

19 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas adorei, tenho um terreno e quero construir com tijolo ecologico, consultei alguns engenheiros e me falaram muito mau. Talvez esse precoceito com o novo.

    ResponderExcluir
  2. Nao se trata de preconceito com o novo, este tijolo apesar de ficar bonito na obra é uma droga, pipoca todo
    fica se desmanchando a um simples passar a vassoura,sol humidade são agentes corroedores, em cinco anos su casa se desintegrara em um monte de areia.
    Digo isto por experiencia propria gastei 30 mil tijolos na minha casa e tive de passar grafiato em toda para não perder a casa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, colegas!
    Eu também construo com o tijolo ecológico e também passei por diversas situações, como as que foram faladas nesse blog: questão de umidade, a questão das caixas para os pontos de tomada, etc....
    Mas gostaria de fazer uma pergunta a todos os que constroem com esse tijolo e que se refere a algo que aconteceu comigo e minha obra:
    - Vocês sofreram algum tipo de preconceito por parte dos moradores vizinhos, ou por parte de outros construtores na região, que não utilizam o tijolo ecológico ?

    Isso aconteceu comigo! Minha obra, enquanto ainda estava no início, chegou a ser destruída várias vezes! E fomos intimidados algumas vezes, também, por outros contrutores das região, no interior do estado de São Paulo, a 230km da capital.
    Gostaria de saber a opinião de vocês !
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Fernando.....eu e um amigo meu do interior de SP estamos fazendo tambem uma casa com o tijolo ecologico...nós mesmos estamos contruindo....e tivemos tambem muito preconceito com o tijolo....tipo...."num vai massa? mais num vai cair?" ....meu amigo teve um problema com intrusos que entraram la e arrebentaram algumas paredes....

      Excluir
    2. Olha Fernando , não querendo ser bairrista mas acho que é
      um problema cultural em são paulo. Aqui em Lumiar (400km do Rio),Friburgo e municípios da serra do mar, quando o tijolo
      ecológico chegou nos anos 90, ninguém quis mais saber de
      outra coisa. Nunca ouvi falar de preconceito de vizinhos
      ou obras vandalizadas.Ao contrário, todos se interessaram desde o início. Olha que aqui é úmido, mas
      o pessoal aprendeu a impermeabilizar as obras e casas com 15 anos estão em perfeito estado.Aqui também tem fabricantes de tijolos queimados e eles nunca se comportaram desta maneira, muitos oferecem os dois tipos de tijolos.

      Excluir
    3. Em Viamão / RS tive problemas com alvenaria estrutural tradicional, mas não chegaram a vandalizar a obra em si. Mas o preconceito é grande e tive problemas, pois mantive árvores no interior da casa e no pátio, e os vizinhos viviam falando, pedreiros e alguns vizinhos depredaram algumas árvores nativas e frutíferas que plantei. Isso que é em condomínio de luxo, e meu terreno no verão é onde se pode curtir uma brisa sem ficar enclausurado gastando energia com o ar condicionado. Não usei tijolo ecológico porque ainda não havia oferta confiável no local.

      Excluir
  4. No condomínio onde moro, existe uma casa feita com solocimento. E o que eu vi foi curiosidade.

    Eu mesmo fui lá, fotografei e mais gente foi lá também.

    Outra coisa: conversei com meu engenheiro sobre esses tijolos e ele me falou que em Brasília, o solo não é bom para esse tipo de tijolo. Que o único lugar que tinha bom solo para confecção dos tijolos, está esgotado agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei bastante o assunto, e realmente o tipo de solo é preponderante para a qualidade, o traço pode ser até 9:1. Mas tem que cuidar detalhes como PH do solo e proporção entre areia e argila, nem arenoso nem argiloso, um intermediário. Aqui em Barra do Ribeiro / RS um engenheiro está substituindo metade do cimento por saco de cimento sem reduzir a dureza (em fase de pesquisa).

      Excluir
  5. Otimo post, estou construindo fazem 2 anos e enfim acho que vai sair a minha casa ecologica, por fabricar e construir passei por varios apertos que ninguem explicou antes estou a disposição para avisar quem se aventurar por este metodo de construção sds rrmenon@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com Tijolo Ecológico já há 15 anos e confesso que a maioria dos problemas apresentados teria sido evitado se o Tijolo tivesse realmente feito com conhecimento.O trasço volumentrico é 7 partes de barro ideal para uma de CIMENTO,E SEGUIR A METODOLOGIA DO PRCESSO SOLO CIMENTO.Ao contrario da maioria,as minhas obras sempre foram atração,e sempre tem mais obras onde começo a fazer um serviço. O conhecimento tanto na fabricação do tijolo quanto na edificação é fator prepoderante na qualidade geral da obra com TIJOLO ECOLÓGICO. Aqui em Pernambuco não consigo atender nem 1% DAS PESSOAS QUE ME PROCURAM!!! Tijolo Ecológico,é engenharia,e não AVENTURARIA.Tem muita gente competendo,mas 90% são aventureiro querendo enricar e o resultado é esses que vcs postaram. Grato. JOSÉ ROBERTO BEZERRA SILVA

    ResponderExcluir
  7. Trabalho com Tijolo Ecológico já há 15 anos e confesso que a maioria dos problemas apresentados teria sido evitado se o Tijolo tivesse realmente feito com conhecimento.O trasço volumentrico é 7 partes de barro ideal para uma de CIMENTO,E SEGUIR A METODOLOGIA DO PRCESSO SOLO CIMENTO.Ao contrario da maioria,as minhas obras sempre foram atração,e sempre tem mais obras onde começo a fazer um serviço. O conhecimento tanto na fabricação do tijolo quanto na edificação é fator prepoderante na qualidade geral da obra com TIJOLO ECOLÓGICO. Aqui em Pernambuco não consigo atender nem 1% DAS PESSOAS QUE ME PROCURAM!!! Tijolo Ecológico,é engenharia,e não AVENTURARIA.Tem muita gente competendo,mas 90% são aventureiro querendo enricar e o resultado é esses que vcs postaram. Grato. JOSÉ ROBERTO BEZERRA SILVA

    ResponderExcluir
  8. ESTOU CONSTRUINDO AQUI EM MATO GROSSO DO SUL, MAS EU NÃO ESTOU FAZENDO OS TIJOLOS, ESTOU COMPRANDO DE UMA EMPRESA, E ESTOU ACHANDO A MELHOR COISA QUE INVENTARAM, EU NÃO ESTOU APRESSADO PARA FAZER E JÁ FAZ UM ANO QUE ESTOU CONSTRUINDO, ESSE TIJOLO DAQUI, QUANTO MAIS SOL E CHUVA ELE PEGA, MAIS DURO ELE FICA, TALVEZ DE SETE ANOS PRA CÁ, MUDOU MUITA COISA, E PRA VC TER IDÉIA UMA OU DUAS PESSOAS PODE CONSTRUIR, EU ACONSELHO QUE FOI A MELHOR COISA QUE INVENTARA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Campo Grande, onde vc esta comprando esses tijolos? vale oo custo-benefício?

      Excluir
  9. Nossa agora eu fiquei apreensivo hein,, tô querendo iniciar a obra por ser de custo mais barato e mais rápido, mas agora que vi estas declarações e fiquei com sérias dúvidas em relação a este tijolo. Pode me passar mais informações principalmente dos pontos negativos que encontrou nesse tipo de construção? ficaria muito grato mesmo o quanto antes puder me passar. meu email: desiobrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Brito, uma blogueira conhecida nossa está construindo a casa com esses tijolos, e pode te passar mais informações. O blog dela é: http://feitadebem.blogspot.com.br/

    Boa sorte!
    Bruna Sodré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu Bruna, eu tava mesmo precisando disso. Muito obrigado.

      Excluir
  11. Pessoal VISITEM www.casaeologica9.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estou em fase de acabamentoda minha casa de solo cimento e confesso que estou gostando muito. O meu problema maior foi a construtora que contratei que não tinha muita experiencia , acabaram aprendendo na minha costrução.Mas a experiencia tá sendo bacana. A vizinhança fica muito curiosa e vem gente de todo lado pra conhecer o metodo e ver a rapidez da construção.

    ResponderExcluir
  13. Tambem sou construtor de casas ecologicas e achei muito bom trabalhar com estes tijolos tenho um face chamado joselino acabamentos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...